Notícia

Sobral recebe a exposição “Um Século de Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”

Cultura Uma dose de Cultura

10/07/2017

Sobral recebe a exposição “Um Século de Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”

A Prefeitura de Sobral promove de 19 de julho a 7 de outubro a exposição “Um Século de Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”, na Casa de Cultura do município. A mostra, que será aberta oficialmente para convidados dia 18 de julho, às 19h, é composta de 60 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas, e dividida em núcleos temáticos. “Esta exposição objetiva apresentar um recorte da arte brasileira a partir de 1917 até os dias atuais, tornando acessível a contemplação de uma das mais importantes coleções de arte do Brasil, pela primeira vez deslocada para uma cidade do interior do Ceará”, explica Max Perlingeiro, curador da mostra.

 

Como atividades complementares, estão programadas palestras, encontros com artistas e projeção de filmes durante o período da exposição. Haverá também a apresentação da premiada peça “Tarsila”, encenada pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor, com texto de Maria Adelaide Amaral e direção de Hertenha Glauce. A peça teatral apresenta importantes personagens da história brasileira, revelando as intimidades, os anseios e as aflições de Tarsila do Amaral, pintora, e expoente do modernismo brasileiro. 

 

O espetáculo, que ganhou em 2016 os prêmios de melhor espetáculo adulto e melhor atriz coadjuvante para Lena Iorio no Troféu Carlos Câmara, e melhor cenário no Prêmio Ceará Encena, leva o expectador a viajar através das memórias da pintora modernista e de seus afetos mais próximos, revelando os rostos e personalidades para além de quadros e poesias: ao lado da caipirinha de Capivari, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Anita Malfatti.

 

Além disso, a organização da mostra teve a preocupação de estruturar eficiente serviço de atendimento e arte-educação especialmente para a rede de educação, possibilitando assim, melhor compreensão por parte de professores, alunos e do público em geral. Esse trabalho já foi implantado com sucesso no Espaço Cultural Unifor, por meio de parcerias com escolas públicas e privadas, garantindo, inclusive, acesso gratuito à cultura a jovens da periferia de Fortaleza e do interior do Ceará, a partir de convênios com as secretarias de Educação do município e do Estado.

 

SERVIÇO

“Um Século de Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz”

Realização: Fundação Edson Queiroz

Curadoria: Max Perlingeiro

Abertura para convidados: 18 de julho às 19 horas

Período da exposição: de 19 de julho a 7 de outubro de 2017

Horário: Terça a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 16h às 20h

Casa de Cultura de Sobral

Mais informações: (88) 3611.3324 e (88) 3611.2275

Comentários

Fale com arretado.com

(88) 99932-4844
(88) 98817-3799
(88) 99221-3207
(88) 3614-7454

falecom@arretado.com

Receba novidades por e-mail