Notícia

Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras lança editais para seleção de estudantes

Cultura Uma dose de Cultura

19/12/2022

Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras lança editais para seleção de estudantes para os cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Informática

A Secretaria da Educação de Sobral (SME) lançou  os editais para a seleção de novos estudantes para os cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Informática, ofertados pelo Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras para as turmas de 2023.1. As inscrições iniciam dia 26 de dezembro de 2022 e seguem até 15 de janeiro de 2023, exclusivamente pela internet.

No total, serão ofertadas 1.140 vagas na modalidade presencial. A depender da situação epidemiológica do Município de Sobral, as aulas poderão ocorrer de forma híbrida ou online, em decisão tomada pela SME.

Poderão se inscrever nas vagas ofertadas estudantes regularmente matriculados na rede pública e privada de ensino, estudantes de universidades públicas e privadas, professores de todas as redes de ensino e demais interessados.

Do total das vagas, 60% serão preenchidas por alunos da rede pública de Sobral e 40% pelos demais interessados. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e, após o preenchimento do limite máximo de vagas, será criado um cadastro de reserva.

O curso de Inglês será ofertado para estudantes de 12 anos no nível J1, especificamente nos turnos da manhã e tarde e, para alunos a partir de 13 anos no nível S1, ofertado nos turnos manhã, tarde e noite. Os cursos de Espanhol e Informática Básica serão destinados para alunos a partir da faixa etária de 13 anos de idade, nos turnos manhã, tarde e noite. Já os cursos de Francês e Italiano serão ofertados a partir da faixa etária de 13 anos, exclusivamente no turno da noite.

Há a possibilidade de avanço de nível para alunos que já possuam conhecimentos prévios em inglês, espanhol, francês e italiano, e que poderão realizar teste de nível mediante agendamento. O teste será realizado no dia 10 de fevereiro de 2023, nos horários de 8h às 10h, de 14h às 16h, e das 18h às 20h, mediante solicitação e agendamento prévio do estudante.

Os estudantes contribuintes deverão pagar uma taxa de R$500,00 (quinhentos reais) por curso durante o semestre, divididos em cinco parcelas referentes à matrícula e quatro mensalidades com valor de R$100,00 (cem reais) cada. Será concedido desconto de 20% para aqueles que efetuarem pagamento integral, desde que realizados até dia 28 de fevereiro, exceto para bolsistas. As regras para a concessão de bolsas estão dispostas no edital.

A renovação de matrículas dos alunos veteranos será realizada exclusivamente pela internet, a partir do dia 26 de dezembro de 2022 e segue até 15 de janeiro de 2023. A divulgação do resultado dos estudantes selecionados será realizada no dia 30 de janeiro de 2023. As aulas dos alunos veteranos iniciarão no dia 6 de fevereiro, juntamente com as aulas dos estudantes novatos.

SERVIDORES MUNICIPAIS

São oferecidas 75 vagas exclusivas para os cursos Inglês Regular (presencial), Informática Básica (presencial) e Inglês Instrumental (online) para servidores da Prefeitura de Sobral e professores da Rede Pública de Ensino.

As inscrições de servidores novatos e a renovação de matrícula para veteranos serão realizadas exclusivamente pela internet, também de 26 de dezembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023. As aulas começam dia 6 de fevereiro.

Edital (estudantes novatos) AQUI
Edital (servidores municipais) AQUI

Inscrições para Inglês – Estudantes de 12 anos AQUI
Inscrições Inglês – Estudantes de 13 anos AQUI
Inscrições para Francês AQUI
Inscrições para Italiano AQUI
Inscrições para Espanhol AQUI
Inscrições para Informática AQUI

Renovação de matrículas AQUI

Inscrições para servidores (Inglês Regular) AQUI
Inscrições para servidores (Inglês Instrumental) AQUI
Inscrições para servidores (Informática Básica) AQUI

Comentários

Fale com arretado.com

(88) 99932-4844
(88) 3611-0994
(88) 3614-7454

falecom@arretado.com

Receba novidades por e-mail